- 03 / Mai / 2022
Benefícios de fazer a manutenção do ar condicionado
Você já sabe o que precisa fazer para realizar a manutenção do ar-condicionado de forma precisa, certo? Que tal, então, não deixar nenhuma dúvida sobre a importância dessa prática? Afinal, existem muitos benefícios de realizar a manutenção periodicamente, tanto para a saúde quanto para o aparelho. Entre eles, podemos destacar:
Prevenção do mau funcionamento
Como você viu, o ar-condicionado está exposto ao acúmulo de poeira e outros microrganismos que podem obstruir os filtros, turbinas e serpentinas.
Além de trazer prejuízos ao aparelho e causar problemas para a saúde, a sujeira atrapalha o seu bom funcionamento, sendo uma das principais causas de pane. Por isso, realizar a manutenção preventiva e manter a limpeza em dia evita o acúmulo de sujeiras e aumenta a vida útil do equipamento.
Benefícios à saúde
A poeira acumulada no ar-condicionado volta para o ambiente à medida que ele é usado. Ou seja, quando a limpeza não é realizada, os filtros liberam novamente a sujeira retida. Essa condição pode trazer tanto problemas para o equipamento quanto um risco à saúde do usuário.
A manutenção e higienização regular do equipamento deve ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias para reter as impurezas e microrganismos em seu filtro. Dessa forma, fica mais difícil a proliferação de bactérias e fungos causadores de sinusites, rinites e outros problemas de saúde.
Maior durabilidade
Não importa se o aparelho está em uso ou não: a falta de manutenção preventiva pode originar ferrugem e corrosão nas peças. E isso acontece com mais incidência especialmente em cidades litorâneas.
Para garantir sua eficiência, o ar-condicionado deve ser mantido sempre em boas condições de limpeza. Além de prolongar a vida útil das peças e conservá-lo por mais tempo, o equipamento proporcionará maior conforto para quem o utiliza.
Economia
A falta de manutenção e limpeza faz com que o ar-condicionado trabalhe mais forçado, sobrecarregando o compressor, que tem com função resfriar o ambiente. Funcionando nessas condições, o aparelho consome muito mais energia elétrica e, consequentemente, também acaba pesando mais no bolso do usuário.
Para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês, é preciso usar o equipamento moderadamente e se atentar para os períodos em que deve ser realizada a limpeza e a manutenção preventiva. Por mais que possa parecer um trabalho desnecessário ao analisar friamente, é importante fazer a manutenção corretamente para colher esses benefícios.